sexta-feira, 29 de abril de 2011

Recreação Comunitária e colônia de férias


            Recreação Comunitária são atividades realizadas normalmente aos fins de semana e feriados, levando para as comunidades atividades como jogos e brincadeiras com a criançada do bairro, com intuito de descontração para todos participantes, um modo de toda a vizinhança pobre participar e conhecer melhor.
            As colônias de férias surgem no Brasil na década de 1930, com uma possibilidade de recreação para crianças . Neste contexto, estas tinham o objetivo de preservar o trabalho educativo da escola. Segundo Steinhilber a primeira colônia de férias foi realizada na atual Escola de Educação Física do Exército Brasileiro.
            No período de 1950 as atividades desenvolvidas pelos estados eram exclusivamente para crianças, na qual visualizavam estendê-las também aos trabalhadores, objetivando estimular o melhor desenvolvimento do tempo livre.
            Hoje em dia colônia de férias é vista como uma alternativa de lazer uma vez que a globalização é grande responsável pela prisão domiciliar espontânea das pessoas diante da televisão e, principalmente, do computador. A colônia de férias é uma programação voltada para crianças, adolescentes e jovens que já se desvincularam do colégio nos períodos de férias do meio do ano e nas férias de dezembro.
            Na grande maioria das vezes esse evento ocorre em clubes, parques e escola. As atividades que normalmente são realizadas nas colônias de férias são passeios ecológicos, jogos esportivos e/ou recreativos com aplicação de pintura, origami, dança, teatro etc. também pode ser em forma de apresentações com mágicas, música, teatro e outros, sendo que, em sua grande maioria o público freqüentador deste tipo de evento pertence a faixa etária infantil e infanto-juvenil.
            Existem colônias de férias que além de se preocupar com os aspectos já citados buscam ainda o entretenimento familiar,entre pais e filhos. Essas colônias familiares tem como principal objetivo a aproximação entre pais e filhos para que possam realizar as atividades e unidos melhoram assim sua convivência , de forma que seus filhos não se sintam envergonhados com a presença de seus pais perante os seu colegas.

Raquel, Alexandre, Edner, Micael

10 comentários:

  1. Muito bom o texto,bem explicativo!parabens a todos do grupo.
    Alex Santos

    ResponderExcluir
  2. O texto esta bem claro sobre recreação e colônias de ferias, podendo ser um interterimento diferente do que estamo acostumado a fazer com os amigos ou os nossos familiares... muito bom o texto .

    Parabéns ao grupo

    PEDRO HORNSBY DOHERTY NETO.

    ResponderExcluir
  3. Otimo texto!parabens,o texto mostra de forma clara o que é recreação e colonia de ferias.
    Weslene C Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. muito bom o texto mostra de forma clara o que é recreação e colonia de ferias ....parabéns..
    jefferson Dos S.Barbosa

    ResponderExcluir
  5. muito bom o texto de vocês deu pra entender direitinho o que é Recreação Comunitária e colônia de férias ficou tudo bem claro..
    parabens....

    Marcela Jacomin dos Santos

    ResponderExcluir
  6. Alem de nos instigar a fazer coisas novas e bem educativas,o texto nos traz boas dicas para junta a galera nos fins de semana e praticar neh.Ficou muito bom,parabens.

    ResponderExcluir
  7. ola colegas, o texto esta muito bom parabéns e o principal objetivo e unir as famílias.Geane

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana o texto que ralata a recreação comunitaria e a colônia de ferias e seus beneficios para jovens e adolescentes e jovens.

    ResponderExcluir
  9. parabéns pelo texto, ele não fala somente das atividades realizadas nas comunidades e colônias de férias, mas da importância da integração familiar entre pais e filhos o que é essencial.

    Fabrício Alves de Queiroz

    ResponderExcluir
  10. foi bem claro o intuito das colonias de férias com o objetivo de juntar a familia e tambem com a recreação comunitaria com seu objetivo de trazer ludicos para toads as crianças do bairros nos fins de semana e feriados anbas as atividades mais com o foco em criança e jovens. muito bom

    Frank Bruno Moraes

    ResponderExcluir