sábado, 28 de maio de 2011

Políticas Públicas de Lazer



As políticas públicas de lazer têm como uma de suas funções promoverem ações que diminuem as desigualdades sociais e garantem melhorias no funcionamento de relações entre o espaço e o individuo. É importante que estas políticas estejam voltadas as necessidades da população, contribuindo assim na qualidade de vida através de ações como espaço e equipamentos de lazer.
Percebe-se que os espaços públicos não são pensados para se tornarem locais de permanência e convívio social, pois muitas vezes são especulados pelo poder  publico para a ampliação de locais de passagem,como rua de acesso ou alargamento de avenidas.Quando são planejados para o fim de interação social e lazer,geralmente não apresentam estruturas necessárias para este fim,como “brancos,fontes de água e bebedouros,ou na arborização,quadras poliesportivas,etc..Nessas condições,não se tornam áreas de permanência e conseqüentemente a convivência social”(Lima,2006,P.86).
Quando esses espaços são conservados e mantidos contribuem de forma expressiva a para vivencia da sociedade, despertando um interesse da população na utilização dos mesmos. Mas quando o poder público se abandona esses locais de intervenção é necessário que a sociedade reivindique, pois é importante a busca de manutenção, construção e melhoria dos espaços para as comuns idades.
O potencial e fragilidade dos espaços e equipamentos poderiam ser mais bem trabalhados se existisse uma secretaria municipal específico que apresenta políticas públicas de lazer para cada cidade.
A promoção do lazer por meio do esporte permite aos sujeitos novas experiências de transformação de cada um, contribuindo para a formação social. Ainda é restrito por parte do governo e da população, o conhecimento da importância do lazer para a qualidade de vida dos cidadãos. O lazer merece maior investimento financeiro e educativo para se consolidar nas políticas sociais.

ALEX, GEANE, FABRÍCIO

7 comentários:

  1. Foi de suma importância as colocações citadas no texto de vocês, com isso aprendemos que devemos brigar por nossa area de lazer.
    Parabéns!
    Raquel D. Lacerda Pavani

    ResponderExcluir
  2. É muito comum o que o texto esta nos mostrando, que falta mesmo espaço para lazer em alguns bairros ou cidades. E é compravado que o lazer e o esporte pode ser um meio socialvel em qualquer lugar, por isso,é de suma importancia espaço para o lazer das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. texto muito bom.
    OBS: pena que as pessoas publicas não agem quanto a isso seria muito bom se no brasil tivesse mais espaços destinados ao lazer "onde as pessoas poderiam se divertir sem q um carro a atropelasse"...
    Jefferson

    ResponderExcluir
  4. muito bom o texto de vocês bem claro...
    lazer é um direito de todo o cidadão e temos a politica de lazer para para garantir esse direito.

    ResponderExcluir
  5. muito bom pessoal adorei o texto de vocês deu pra entender direitinho a finalidade de politicas publica de lazer.

    Ariana Depizzol Guasti

    ResponderExcluir
  6. boa a esplicação de vocês, atraves da mesma ficou claro o significado de politica publica do lazer. como são feitas e o papél da população juntamente com o poder publico na mesma.

    ResponderExcluir
  7. Parabens a todos os componentes do grupo pois a população tem o direito de lazer e cabe ao nosso governantes garantir esse direito a todos.

    ResponderExcluir